NOTÍCIAS

FCO É HOMENAGEADA NO DIA DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS

Caros Amigos, estamos de volta após 20 dias na Costa Rica onde participamos do I Congresso Internacional Sobre Vanillas e algumas expedições de Campo, dentre elas a que ocorrem na localidade de Limon (interior da Costa Rica), onde possivelmente foi descoberta uma nova Orquídea (Vanilla) para a natureza e para a Costa Rica (mas essa e outras histórias das Expedições, comento em outra oportunidade.

O que me leva a escrever para todos e comunicar com imensa alegria e felicidade que a Federação Catarinense de Orquidofilia será homenageada no dia 23 de março as 18 horas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo Povo do Município de Florianópolis, através de seus representantes (vereadores) com a Honraria – Diploma e Medalha de Mérito Virgílio Várzea, pelos relevantes serviços prestados a Orquidofilia de Florianópolis e de Santa Catarina.

Abaixo a Lei Municipal que concedeu a Honraria.

LEI N. 9.967, DE 08 DE MARÇO DE 2016. CONCEDE MEDALHA E DIPLOMA DE MÉRITO VIRGÍLIO VÁRZEA. Faço saber a todos os habitantes do município de Florianópolis que a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1º Ficam concedidos a Medalha e o Diploma de Mérito Virgílio Várzea do Município de Florianópolis a Federação Catarinense de Orquidofilia. 
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, aos 08 de março de 2016. CESAR SOUZA JUNIOR PREFEITO MUNICIPAL JULIO CESAR MARCELLINO JR. SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CASA CIVIL Projeto de Lei n. 16.470/2015 Autor: Ver. Jaime Tonello.

Quem Foi Virgílio Várzea.

Filho de um marinheiro, nascido na freguesia de São Francisco de Paula de Canasvieiras, norte da Ilha de Santa Catarina, aos treze anos foi para a Escola Naval do Rio de Janeiro, onde ficou por três anos e saiu para percorrer o mundo.
A bordo do navio Mercedes conheceu o Uruguai, Argentina, Patagônia e Antilhas. A bordo do navio britânico Theodore, conheceu Cabo Verde e viajou pela Europa. Esteve também na África do Sul, e navegou pelo Oceano Índico.

Em 1881, passou a viver na Ilha de Santa Catarina, trabalhando em serviços burocráticos, estudando jornalismo e literatura. Liderou, de 1883 a 1887, a “Guerrilha Literária Catarinense” contra o conservadorismo romântico, visando a implantar a “Idéia Nova”, ou seja, a renovação estética do Realismo-Naturalismo

Em 1896, partiu para o Rio de Janeiro, onde passou a morar.

Escreveu várias obras, algumas ambientadas no cotidiano da Florianópolis de então. Seu livro Santa Catarina: A Ilha é valiosa fonte de informação histórica sobre a Ilha de Santa Catarina. Em suas obras abordou contextos tão diversos como as Cruzadas e o Rio Ganges.

Amigo do poeta Cruz e Sousa, foi seu parceiro no livro Tropos e Fantasias (1885)

Participou da comissão de tradução da Tradução Brasileira das Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada).

Suas principais obras:
Traços Azuis (1884)
Tropos e Fantasias (1885) – em parceria com Cruz e Sousa
Mares e Campos (1895)
Rose Castle (1895)
Santa Catarina: A Ilha (1900)
George Marcial (1901)
O Brigue Flibusteiro (1904)
Histórias rústicas (1904)
Nas Ondas
Os Argonautas (1908).

Também estamos tendo o privilegio de junto com a FCO, receber igual honraria, conforme a Lei abaixo.

LEI N. 9.966, DE 08 DE MARÇO DE 2016. CONCEDE MEDALHA E DIPLOMA DE MÉRITO VIRGÍLIO VÁRZEA. Faço saber a todos os habitantes do município de Florianópolis que a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1º Ficam concedidos a Medalha e o Diploma de Mérito Virgílio Várzea do Município de Florianópolis ao Senhor Marcelo Vieira Nascimento.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, aos 08 de março de 2016. CESAR SOUZA JUNIOR PREFEITO MUNICIPAL JULIO CESAR MARCELLINO JR. SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CASA CIVIL Projeto de Lei n. 16.468/2015 Autor: Ver. Jaime Tonello.

Desta forma, convido a todos e a todas para no dia 23 de março de 2016, nas 18:00 horas na Assembleia Legislativa, participar das Comemorações do aniversário de Florianópolis e a Sessão Solene de Entrega das Honrarias já comentadas.

Finalmente, gostaria de agradecer a todos e a todas que fizeram deste momento uma realidade para FCO, ter seu nome e suas ações RECONHECIAS de forma tão sublime e tão concreta.

Estas honrarias não pertence ao Presidente da FCO e sua Diretoria, mas sim, a todos e a todas que fazem a Orquidofilia e Orquidologia de Santa Catarina MAS FORTE E FIRME.