Ata

ATA 002/2023

Federação Catarinense de Orquidofilia – FCO
Fundada em 24 de agosto de 1985.
www.fcorquidofilia.com.br – contato@fcorquidofilia.com.br

ATA 002/2023

Assembleia geral extraordinária 001/2023

Aos dezenove dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e três reuniram-se junto a Sexta FIP Flowers, Septuagésima Nona Exposição Estadual de Orquídeas e Décima Nona Exposição de Orquídeas Labiata da ABAPO, na FIP – Feira da moda, sito a rod. AntonioHeil, nº três mil e oitocentos – Santa Terezinha – Brusque – SC.as dez horas em primeira chamada conforme edital de convocação, os Representantes das seguintes Agremiações Filiadas à Federação Catarinense de Orquidofilia – FCO: ABAO – Associação Amigos dos Orquidófilos de São João Batista, ABAPO – Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais, ADORA – Associação dos Orquidófilos Anchietenses, AOT – Associação de Orquidófilos de Tijucas, ASSOC – Associação Orquidófila de Chapecó, ASSOMA – Associação dos Orquidófilos da Baixada do Maciambú, COB – Círculo Orquidófilo de Blumenau, COLCA– Círculo Orquidófilo Litoral Catarinense, COOR – Círculo Orquidófilo de Orleans e Região  e CORT – Círculo Orquidófilo de Timbó, em Assembleia Geral Extraordinária para tratar dos seguintes assuntos: 01. Mudança de endereço da FCO; 02. Mudança do escritório de contabilidade; 03. Contribuição espontânea das agremiações;04. Debater comemoração ao dia do orquidófilo; 05. Andamento dos estudos que estão sendo realizados e encaminhamentos para as alterações do regimento interno; Andamento dos estudos que estão sendo realizados e encaminhamentos para as alterações do regimento interno; 06. Retomar o assunto cartões nas plantas expostas nas exposições (o que vai escrito nos mesmos); 07. Informes das agremiações filiadas.O Presidente da FCO, senhor Jean Kovaleski deu início elegendo presidente da assembleia, o senhor João Carminatti, presidente da ABAPO que agradeceu. Na sequência fez a leitura da convocação para a mesma. Passou-se então para a pauta: 01. Mudança de endereço da FCO;conforme está sendo discutido desde a eleição da nova diretoria em novembro de dois mil e vinte e um precisamos mudar o endereço da FCO na receita federal conforme determina nosso estatuto, o assunto voltou a pauta para que o endereço do presidente em exercício seja registrado em ata. Passará a ser:Rua Ermelindo Carlos Breda, número 362E(trezentos e sessenta e dois E), bairro Vila Real – Chapecó/SC, CEP 89805834.02.Mudança do escritório de contabilidade;para o ano de dois mile vinte e três foi conversado com um escritório de contabilidade em Chapecó e conseguimos diminuir o valor que está sendo pago ao escritório que estava prestando o serviço. Também fica prático para o presidente em exercício deslocar-se ao mesmo se necessário, em votação foi aprovado por unanimidade.03. Contribuição espontânea das agremiações;A contribuição espontânea das associações filiadas à FCO deve ser de 40% (quarente por cento) sobre o valor do salário-mínimo vigente, conforme estatuto em vigor. Sendo assim este ano teremos dois valores, para quem contribuir até o mês de maio o valor será de 520,00 (quinhentos e vinte) reais e a partir de maio 528,00 (quinhentos e vinte e oito) reais.04. Debater comemoração ao dia do orquidófilo;sobre a comemoração do dia do orquidófilo, ficou decidido por maioria de votos que vamos continuar realizando a partir do ano de dois mil e vinte e quatro. As associações deverão estudar até a assembleia de montagem do calendário, a possibilidade de acolherem a comemoração em sua cidade, deve ser um dia de encontros e comemorações, sem exposição.05. Andamento dos estudos que estão sendo realizados e encaminhamentos para as alterações do regimento interno; Andamento dos estudos que estão sendo realizados e encaminhamentos para as alterações do regimento interno;o senhor João Helmann expos algumas ideias pertinentes ao assunto, alteração do regimento interno e ouviu algumas sugestões. Propôs aos presidentes discutirem em seus grupos a sugestão de um nome que deverá ser encaminhado via whats no grupo dos presidentes no máximo em até quinze dias, para compor um grupo que será montado por ele, afim de discutir o assunto. O nome a ser indicado, deve entender e se propor a participar do trabalho.06. Retomar o assunto cartões nas plantas expostas nas exposições (o que vai escrito nos mesmos);quanto aos cartões de identificação das plantas nas exposições, já na assembleia 006/2022(seis do ano dois mil e vinte e dois) ficou decidido que para as plantas pequenas serão confeccionados cartões menores, devendo ser da mesma cor do maior e contendo as mesmas informações. Foi sugerido então eliminar informações contidas nos cartões até o momento utilizado. A partir dessa assembleia as informações serão: O NOME DA PLANTA E O NOME DO EXPOSITOR. Não muda a cor que cada associação estava utilizando, porque a cor bem como a logomarca de cada associação identifica a mesma, é parte da história de cada associação. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 07.Informes das agremiações filiadas;– A secretária retomou o assuntou “relatório a ser encaminhado pelas associações após as exposições, para a mesma”. Assunto discutido e aprovado em uma das assembleias do ano de dois mil e vinte e dois. Esse relatório deve conter as seguintes informações: * Data de realização; * Edição da exposição; *quantidade de plantas expostas; *Quantidade de plantas expostas pelos seus associados; * Quantidade de plantas expostas pelas associações parceiras (sem contabilizar as da própria associação); * Discriminar a quantidade de plantas de cada associação parceira; * Ganhadores dos troféus, mencionando qual associação pertencem; * Resumo de quantas medalhas e troféus seus associados conquistaram; * Relato de algum problema que surgiu ou até mesmo algum destaque se necessário. -As fotos das plantas campeãs deverão ser encaminhadas para a Alessandra, ela as organizará com a identificação e o nome do expositor e postará no site. -O senhor Sergio (ABAPO) demonstrou preocupação com a questão de, nas exposições ter poucas plantas expostas e ou alguns associados expor muita planta e outros expor pouca planta. Como resolver isso? – O senhor João Helmann(CORT) colocou que isso precisa de parceria, de conversa. Não é legal obrigar ninguém a nada. Entra aí também o cuidado para que as associações próximas não agendem eventos na mesma data. – O senhor Almir(ASSOMA) colocou que sempre participa com as plantas que estão boas no momento, a distância é a mesma para levar as plantas. Talvez se temos uma exposição em data que não tem plantas podemos cancelar. A parceria é importante. – O senhor Heladio(COB) falou então do imprevisto que teve não conseguindo participar da exposição do CORT na semana anterior. Com conversa e parceria tudo se organiza.- O senhor Manoel (AOT) solicitou a mudança da data da exposição da AOT em novembro, será nos dias dezessete, dezoito e dezenove de novembro. – O senhor Sergio (ABAPO) solicitou esclarecimentos sobre o troféu itinerante que começou a circular na Septuagésima NonaExposição Estadual, realizada junto com a Décima Nona exposição da ABAPO e Sexta FIP Flowers. Conforme assembleia de criação do mesmo foi organizado, que esse troféu será usado em todas as exposições estaduais, será conquistado pelo expositor que na exposição sua planta receba o prêmio de Campeã da exposição. Na exposição subsequente, o expositor deverá deixar o troféu em poder da associação que estiver promovendo o evento e consequentemente o expositor que tiver sua planta premiada receberá o troféu para curtir e cuidar até uma nova exposição. Serão três exposições estaduais por ano. Ficará em poder definitivo do expositor que com suas plantas conquistar por três vezes o prêmio de campeã da exposição. Aproveitando o assunto o presidente Jean comunicou que a parte de madeira desse troféu foi confeccionada e doada pelo senhor Osmar Kich associado da ASSOC. O presidente agradeceu a todos pela presença lembrando que é sempre importante e necessário que todas as associações participem das assembleias convocadas, passou a palavra para o presidente da ABAPO, senhor João Carminatti que também agradeceu a presença de todos e disse estar feliz pela oportunidade de realizar a Septuagésima Nona exposição estadual e poder receber as associações para a assembleia.Nada mais havendo a tratar a Assembleia foi encerrada pelo presidente da mesma e eu Claci Terezinha da Silva lavrei a presente ata que será assinada pelo presidente da FCO, já que as demais assinaturas constam na lista de presença que acompanha a mesma. Em tempo, para atender as exigências de registro do Estatuto(quenão foi registrado), no ano de dois mil e vinte e um, precisamos registrar que será incluído no mesmo,o capítulo “do estatuto” que ficará assim: CAPÍTULO XII. DO ESTATUTO,Parágrafo único. O presente estatuto poderá ser alterado a qualquer tempo, por deliberação da maioria dos afiliados presentes na assembleia extraordinária convocada para este fim.Assim o capítulo XII passa a ser XIII. Também, perdemos a utilidade pública que consta no CAPÍTULO I, Artigo 3º, esse artigo precisa ser suprimido, automaticamente os subsequentes mudam a numeração. No Artigo 37º, Parágrafo Primeirodiz: A eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, acontecerá a cada 2(dois) anos, sempre no último domingo do mês de outubro. A posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal acontecerá no 1º dia útil do mês de janeiro do ano subsequente, alterar para: A eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal acontecerá a cada dois anos, sempre no mês de novembro ou dezembro, junto com a elaboração do calendário de atividades para o ano seguinte. Serão empossados na sequência da apuração dos votos e assumem no primeiro dia útil do mês de janeiro do ano subsequente.

Jean Kovaleski

Presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia