História Estatuto Regimento Interno Obrigações / Regime Fiscal Legislação Orquidófila Diretoria Atual Sócios Eventos e Exposições Fotos Links Úteis Contato
História

HISTÓRIA DA ASSOMA

 

Em Janeiro de 2001, Paulo Schüler e sua esposa Nelci Schüler, ele orquidófilo desde 1968 em Novo Hamburgo - RS, agora aposentado resolveram fixar residência no Município de Palhoça, mais precisamente na Praia da Pinheira. Na bagagem uma parte selecionada de sua coleção de Orquídeas. Basicamente Laelias Purpuratas e Cattléyas Intermédias. Entre construção da residência e um pequeno orquidário, passou-se 1 ano. Não havia em todo sul de Palhoça, alguém que se interessasse no cultivo de orquídeas. A não ser um jovem de aproximadamente 20 anos que tinha algumas plantas em um pequeno ripado, mas logo em seguida abandonou. Com o passar do tempo, Paulo foi sendo conhecido como Paulo das Orquídeas e começaram as visitas para conhecerem o orquidário.

Em 2004 Manoel Francisco Silveira canditada-se a um cargo eletivo e elege Paulo para seu coordenador, com visitas diarias a Paulo, apaixona-se pelas orquideas e tornou-se Orquidofilo.

Paulo e Silveira em visita a casa de Gilberto Adrino Nazario, viram que tinha algumas Orquideas em arvores e vasos, Paulo deu umas dicas a Gilberto, que no dia seguinte visitou Paulo, para saber mais e não parou até se tornar Orquidofilo. 

Em uma visita a casa de Nicolau dos Santos, Silveira notou que tinha umas Orquideas plantadas em arvores e fendas de pedras contou a Paulo, que logo foi visitar Nicolau para ver e orienta-lo no cultivo, com isso Nicolau se interessou e se torna mais um Orquidofilo.

A partir de um visita feita a Paulo Schüler, Maria Dotina de Oliveira tornaram-se orquidófila.

No dia 06 de Julho de 2006, agora com 5 orquidófilos bem ativos, possuidores de um bom numero de plantas, sob a liderança de Paulo Schüler reuniram-se pela primeira vez para tomar algumas deliberações agora de maneira oficial. Eis na Integra, a ata da primeira reunião do grupo, que consideramos como fundação.

ATA DE FUNDAÇÂO - CLUBE DOS ORQUIDÓFILIOS - PINHEIRA

No dia 06 de julho de 2006 com inicio ás 18,30 horas, tendo por local o Salão de Festas da residencia nova do companheiro Manoel Francisco Silveira, realizou-se a primeira reuniao dos Amigos Orquidofilos da Baixada do Maciambu - Palhoça - SC. com o objetivo de iniciar tratativas para fundar uma possivel Associação dos Cultivadores de Orquideas da Região. Estiveram presente a reunião: Manoel Francisco Silveira, Paulo Schüler, Gilberto Adriano Nazario, Nicolau Hercilio dos Santos, José Fernandes Caiuby Torres, Maria Dotina de Oliveira e respectivos cônjuges. Na ocasião foi servido como jantar, uma saborosa macarronada, oferecida pelo companheiro Orquidofilo Manoel Francisco Slveira. Aberto os trabalhos, foi apresentado pelo companheiro Orquidofilo Paulo Schüler, uma lista com sugestões para escolha da sigla e nome da nossa Agremiação. Foi dito que os demais devem apresentar sugestões para uma próxima reunião, ir para escolha do nome mais votado, o escolhido será o nome do clube. A seguir foi discutida a validade de fazermos uma exposição de Orquideas e Artezanato na Praia da Pinheira. O companheiro Nazario aprovado a ideia, sugeriu que ao inves de Exposição, o evento fosse chamado de Mostra, com as devidas explicações. Colocado em votação, mais uma vez ficou aprovado por unanimidade a seguinte chamada:

PRIMEIRA MOSTRA DE ORQUIDEAS E FEIRA DE ARTEZANATO

LOCAL: SORVETERIA SANTOS - PINHEIRA - DATA 09 a 11/12/2006

Estava aprovada a ideia e criado um grupo em forma de comissão para ultimar todos os detalhes daqui para frente. Como ultimo assunto da reunião, ficou aprovado um convite, para vinda do Orquidofilo Sr. Manfredo Hübner, para proferir uma palestra de motivação com o tema á sua escolha, para pricipiantes na arte de cultivar orquideas. A data sera de livre escolha do palestrante, ficando o companheiro Gilberto encarregado de fazer o convite pessoalmente, uma vez que vai seguido até o Municipio de Garopaba, onde residem seus pais e tambem o Sr. Manfredo e uma vez aceito, comunicará a comissão. Nada mais havendo á tratar foi encerrada a presente reunião. Eu Paulo Schüler, redigi a presente ata, para registro da Fundação e Historia deste clube que vai assinada por mim e todos os presentes.

Praia da Pinheira, 06 de julho de 2006 

A partir deste dia, mensalmente, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês, reúnem-se os sócios da Assoma, nas seguintes categorias conforme estatuto da entidade: 12 sócios contribuintes, 2 sócios beneméritos, 3 sócios juvenis e 9 sócios afíns. Foi realizada com muito sacrifício mas com sucesso enorme, a primeira Mostra nos dias 9 e 10 de Novembro de 2006.

Aos dez dias do mês de Junho de 2007 foi aprovado o nome da: ASSOCIAÇÃO DOS ORQUIDOFILOS DA BAIXADA DO MACIAMBU (ASSOMA).

Aos vinte dias do mês da Agosto de 2007 foi eleita a primeira DIRETORIA EXCUTIVA:

Presidente:  Manoel Francisco Silveira;

Vice Pres.: Maria Dotina de Oliveira;

Secretario: Paulo Schüler;

Tezoureiro: Gilberto Adriano Nazario.

Conselho Fiscal:

Nicolau Hercilio dos Santos;

Lucia Maria Firmino;

Ligia Amorim de Sousa.

A segunda Mostra já bem maior foi realizada no Ginásio de Esportes da Pinheira, nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2007, com visitação de representantes de varias entidades orquidófilas do estado e uma comitiva de orquidófilos de Curitiba além da visita ilustre do presidente da Federação dos Orquidófilos do Estado de S/C, sr. Ditmar Krambeck.

A terceira Mostra seria realizada em Novembro de 2008, porem devido às quedas de barreiras em vários locais da região, mortes por soterramento e a continua situação de chuva sem parar, decidiu-se pelo cancelamento. Agora se ultimam os detalhes para a realização daquela que será a terceira Exposição de Orquídeas e Artesanato da Pinheira, com data já fixada para os dias 27/28 e 29 de Novembro de 2009, tendo por local, o Ginásio de Esportes do Colégio Estadual da Pinheira.

 

Todos os dtireitos reservados - Copyright 2013 - Desenvolvido por NTDS Web Studio