História Estatuto Regimento Interno Obrigações / Regime Fiscal Legislação Orquidófila Diretoria Atual Sócios Eventos e Exposições Fotos Links Úteis Contato
História

HISTÓRIA DA ABAPO

 

Fundada em 15 de outubro de 1969 sob o título de "CIRCULO ORQUIDÓFILO DE BRUSQUE", mas como já existia outra entidade com nome idêntico somente em julho de 1977 passou a chamar-se ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE ORQUIDÓFILOS E AMADORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS - ABAPO.

Sendo sócios fundadores Armando Euclides Polli, Arnoldo Fischer, Abelino Bodemüller, Alice Schaefer, Adalberto Dubiella, Antônio Siegel, Evelério Barg, Ervino Sebastião Belli, Vicente Siegel, Oscar Gustavo Krieger, João Batista Knihs, Jovino Cunha, Hilário Walendowsky e Ovidio Prunner. Declarada como de utilidade pública municipal sem fins lucrativos conforme Lei Ordinária de Brusque - SC, nº 817/1978 de 28/11/1078 assinada pelo prefeito Senhor Alexandre Merico e de utilidade pública estadual conforme Lei nº 13.118 de 18 de novembro de 2004 assinada pelo governador do estado em exercício Senhor Eduardo Pinho Moreira.

Também participou de forma ativa para que fosse declarada como flor símbolo de Santa Catarina, a Laelia Purpurata, Lei Estadual nº 6.255 de 21 de julho de 1983, assinada pelo governador do estado Senhor Esperidião Amim Helou Filho.

A 1ª. EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS E PLANTAS ORNAMENTAIS DO CÍRCULO DE ORQUIDÓFILO DE BRUSQUE foi realizada de 14 a 17 de novembro de 1969 no Clube Atlético Carlos Renaux, devido à ausência de Doris Heil, primeira dama do município, cortou a fita a Sra. Juracy Polli, esposa do então presidente do Círculo Orquidófilo de Brusque, Senhor Armando Euclides Polii. Visitaram o evento 924 pessoas conforme registro no livro de assinaturas. O orquidófilo que recebeu premiação de primeiro lugar na planta Laelia Purpurata foi o Sr. João Batista Knihs e o segundo lugar o Sr. Armando Euclides Polli, julgadas pelo Ver. Pe. Raulino Reitz.

Ao longo desses anos continuou a realizarem-se as exposições anualmente no mês de novembro, época da floração da Laelia Purpurata em diversos locais da cidade de Brusque, sempre com o apoio e colaboração dos sócios.

Realiza desde o ano de 2002 em setembro a exposição da Cattleya Intermédia no município de Guabiruba – SC, da Cattleya Labiata desde o ano de 2004 em março no município de Gaspar – SC e da Laélia Purpurata desde o ano de 1969 em novembro no município de Brusque - SC. As exposições ocorrem sempre na segunda quinzena dos meses referenciados. Atualmente a ABAPO possui sede própria na cidade de Brusque – SC localizada na Rua RB 012 – S/N, Bairro Rio Branco – CEP: 88.350-753.

 

Todos os dtireitos reservados - Copyright 2013 - Desenvolvido por NTDS Web Studio