Home História Estatuto Regimento Interno Legislação Orquidófila Agremiações Filiadas Ex-Presidentes Diretoria Atual Conselho Fiscal
Agenda da Federação
Exposições e Eventos
Conhecendo Orquídeas
Conhecendo Bromélias
Conhecendo Bonsai
Conhecendo Cactus e Suculentas
Conhecendo Plantas Ornamentais
Boletim da Federação
Atas
Balancetes
Multimídia
Notícias
Links Úteis
Contato
Conhecendo Plantas Ornamentais

Planta ornamental

É toda planta cultivada por sua beleza. São muito usadas naarquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. Há indícios que desde os primórdios da humandade, algumas espécies como o lírio branco (Lilium candidum) eram cultivados para esse fim (o lírio branco, especificamente, foi registrado em pinturas da Civilização Minoica, sendo este o registro mais antigo do cultivo desta espécie).

As espécies ornamentais foram selecionadas pelos humanos a partir de caracteres visualmente atraentes, como flores e inflorescências vistosas, coloridas e perfumadas, folhagem de cores e texturas distintas, formato do caule, ou por seu aspecto geral. Ao longo do tempo, os homens perceberam que poderiam aprimorar qualidades desejáveis em uma planta a partir de cruzamentos entre indivíduos particularmente bem dotados. Assim começaram a surgir novas variedades, com novas cores, flores maiores e mais duráveis, mais resistência ao clima ou a predadores. As rosas, cultivadas há milênios no Oriente Médio, já não se apresentam mais em seu estado original, mas a imensa variedade de formas e hibridos obtidos ao longo de todos esses anos de cultivo são sintomáticos da capacidade humana de transformar a natureza para atender suas necessidades.

A descoberta da América em 1492 trouxe ao Velho Mundo uma nova fonte de plantas ornamentais completamente diferentes das que se cultivava havia milênios. Bromélias, Orquídeas, Aráceas e muitas outras foram prontamente levadas à Europa e se tornaram extremamente populares. As expedições ao Sudeste Asiático a partir do Século XVI  revelaram aos europeus outra grande fonte de espécies desconhecidas e exóticas, que até hoje concorrem com as espécies americanas em popularidade nas estufas e jardins tropicais.

A demanda por plantas ornamentais americanas abriu brecha para a coleta indiscriminada e o tráfico de plantas, que, quando não extinguiu, reduziu drasticamente as populações naturais de tais espécies. Algumas, por outro lado, adaptaram-se perfeitamente aos novos ambientes em que foram introduzidas e tornaram-se plantas daninhas.

Apesar da coleta ilegal ser ainda praticada, as plantas ornamentais são hoje cultivadas em fazendas, e movimentam um mercado bilionário no mundo inteiro, cuja demanda só faz crescer. Algumas cidades brasileiras, como Holambra ou Suzano, vêem na produção de plantas ornamentais uma de suas principais atividades econômicas.

Algumas exemplos dessas plantas são bromélias-de-sol, agaves e palmeiras de interiores.

Contemplar a beleza das plantas não é só uma atividade prazerosa. Esta prática alivia o stress e traz benefícios para sua saúde.

Não é preciso muito conhecimento para iniciar o cultivo das plantas ornamentais. Em geral, se você possui um local com muito sol e água, terá o principal para um cultivo de sucesso.

Até mesmo um interior de apartamento pode oferecer uma boa condição de cultivo para espécies visualmente atraentes. As plantas que produzem mais flores precisam gastar mais energia para florir (e se reproduzir). Por isso, a maioria das espécies com flores abundantes precisam de algumas horas de exposição ao sol. Este é um motivo para as pessoas que só dispõem de um apartamento aproveitarem ao máximo o espaço disponível nas janelas.

Com o tempo você notará que muitas plantas são muito mais do que ornamentais. Elas podem ser medicinais, terapêuticas, frutíferas, aromáticas e muito mais.

Na escolha das plantas que irão ornamentar o seu jardim, é interessante lembrar que muitas podem trazer visitantes bem-vindos para o seu lar, como beija-flores, pássaros e borboletas.

rosas - Plantas Ornamentais

As rosas já eram cultivadas há milênios no Oriente Médio, hoje foram muito modificadas e apresentam imensa variedade de formas e híbridos, de acordo com a necessidade do mercado.

As orquídeas, por exemplo, perecem ser a coqueluche do mercado. Muitas além de lindas são de fácil cultivo, dispensando maiores cuidados e podendo até ser cultivadas em interiores.

Plantas Ornamentais

A Bougainvillea, uma planta brasileira que conquistou o mundo.

A idéia de ter plantas raras pode parecer atraente, mas é importante saber a origem da planta. É comum a prática do extrativismo, a retirada da planta diretamente do ambiente silvestre. Esta prática além de crime, é um atentado contra a flora nativa.

Plantas Ornamentais - bromélias

A bromélia gigante é atraente por sua imponência e aparente simplicidade.

Apesar da coleta ilegal ser ainda muito praticada, as plantas ornamentais são cada vez mais cultivadas em fazendas e chácaras e movimentam um bilionário e crescente mercado no mundo inteiro.



 

 
Plantas Ornamentais

As azaléias (Rhododendron indicum) ficaram populares por sua floração generosa. São de fácil cultivo e se adaptam bem ao frio.

  

Plantas Ornamentais

Até plantas da família do capim tem grande potencial ornamental. Um exemplo é a planta acima ou mesmo o clássico bamboo.

Plantas Ornamentais


Uma boa dica é aproveitar ao máximo o espaço disponível nas janelas, ainda mais se você só dispor de um pequeno apartamento.

Plantas Ornamentais - árvores

Se você possui um sítio ou fazenda, pode aproveitar as árvores para delimitar caminhos e oferecer sombra.

 

Nossas Plantas Ornamentais
   -  Espécies Brasileiras
   -  Espécies Estrangeiras
   -  Híbridos
E-mail: contato@fcorquidofilia.com.br
Cadastre-se para receber o Boletim da Federação
Todos os dtireitos reservados - Copyright 2013 - Desenvolvido por NTDS Web Studio